quarta-feira, 9 de maio de 2012

Entendendo o que está acontecendo na economia

Com certeza um dos assuntos mais comentados atualmente é a queda da taxa básica de juros do governo (SELIC) e a pressão para que os bancos façam o mesmo com as suas taxas, mas afinal, como isso impacta no seu bolso? Dedicamos esse post para descrever como funcionam os princípios básicos da economia e como isso pode lhe afetar.

Como o governo arrecada recursos (monetariamente falando)?

Como dizia meu avô, o governo não tem empresa, assim não gera lucro. Portanto, o governo arrecada os seus recursos através de duas formas basicamente: Emitindo títulos da dívida interna (Títulos públicos) e cobrando tributos (Impostos, taxas, contribuições de melhoria, empréstimos compulsórios e contribuições).

Com relação aos títulos públicos, o pensamento é mais ou menos o seguinte:

Imagine que você acabou de receber um país, porém está sem dinheiro para construir estradas, prédios etc. Como vai arreacadar recursos para isso? Uma das formas é chegar com a sua população ou a de outro país e emprestar dinheiro deles, promentendo que irá pagar determinados juros daqui a um certo tempo (vencimento). Com isso geramos a famosa dívida interna.

Ja com relação aos tributos comentaremos em uma outra oportunidade. 

Por que existe a taxa básica de juros do Governo?

A taxa básica de juros é justamente a taxa referencia para os bancos emprestarem dinheiro uns dos  outros. Como assim? Diariamente os bancos fazem empréstimos e recebe depósitos, lucro de investimentos etc. Imagine a seguinte conta (operação): o Banco X emprestou hoje R$100 milhões e recebeu R$80 milhões, como ele faz para não ficar no vermelho? Simples, ele empresta de outros bancos. Os outros bancos não farão isso de graça. Eles emprestarão a um determinado juros gerando um certificado de depósito interbancário chamado CDI que é muito próximo a taxa SELIC.

Por que o governo está reduzindo a taxa básica e como isso lhe influencia?

O banco, por sua vez, repassa esse juros que ele paga a outros bancos, no momento que você pede um empréstimo. Assim, se a taxa SELIC cair, diminue o juros que ele paga a outros bancos e consecutivamente diminui o juros que ele cobraria de você. Com isso as pessoas emprestam mais (empréstimos pessoais, financiamento de carros, imóveis etc) aquecendo o mercado. Qual seria o reflexo disso? Aumento do índice de inadimplência juntamente com o aumento do índice de inflação, além dos bancos  poderem limitar o crédito (situação que está ocorrendo nesses dias) visto que o risco deles receberem aumentará.

Concluindo

A economia é cíclica, ou seja, o momento que estamos vendo já aconteceu e se repetirá no futuro.  Cabe, então, entendermos o momento que estamos passando para avaliar nossas, compras, investimento etc. Taxa de juros caindo significa mais possibilidade de compra, mas como "volta do anzol", a inflação também tende a subir por isso, planeje bem seus gastos para não gerar dívidas lá na frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário