quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Investimentos - Parte 2 - Alguns conceitos

Para quem em algum momento começou a estudar sobre investimento deve ter se deparado com alguns termos e um monte de siglas que fazem parte desse mundo da economia e do mercado financeiro, por isso esse post está destinado a exlicar os mais comuns.

Inflação - Representa o quanto de aumentou ocorreu nos preço dos produtos num determinado país ou região durante um período. Por tabela o poder de compra da moeda cai. É ai que entra a poupança, para corrigir a inflação, visto que o rendimento anual da poupança é pouquíssima coisa maior que a inflação anual. Seu dinheiro então fica no "zero a zero" em relação a inflação. Assim guarde na mente que poupança NÃO é um investimento e sim um depósito para você guardar dinheiro e depois investir.

Taxa de juros/SELIC - É um índice pelo qual as taxas de juros cobradas pelo mercado são batizadas no Brasil. É a taxa básica utilizada como referência pela política monetária.. Atualmente (13/03/12) ela está 9,75%.

CDI - Os certificados de depósito interbancários são títulos que os bancos emitem uns aos outros quando ocorrem transferências. Diariamente os bancos emprestam dinheiro uns dos outros a juros próximos da taxa SELIC, assim podemos considerar a taxa do CDI  muito próxima a taxa SELIC. Alguns investimentos lhe pagam um percentual desse CDI, como o CDB (Certificado de depósito bancário) que será detalhado nos próximos posts.

Rentabilidade -  É o retorno sobre o capital investido em determinado ativo financeiro, dado em porcentagem. Por exemplo, a rentabilidade da poupança está, em média, 6,5% ao ano.

Renda fixa e Renda variável - Investimentos em renda fixa são aqueles que você pode estimar com certa previsão o quanto receberá no final do período relativo aquele investimento. Ex: CDBs, Tesouro Direto, Fundos de Renda fixa. Já na renda variável não há como ter essa certeza, pode superar muito a renda fixa como pode ser até negativo. Ex: Ações, Commodities, Fundos de Multimercado. Na renda variável há um maior risco mas que ele sempre será proporcional à rentabilidade.

Liquidez - É um conceito econômico que considera a facilidade com que um ativo pode ser convertido no meio de troca da economia, ou seja, é a facilidade com que ele pode ser convertido em dinheiro. Por exemplo, como a liquidez da poupança é diária (você pode tirar a hora que quiser) diz-se que sua liquidez é alta. Ja os títulos do governo tem liquidez média pois podem passar mais tempo com seu dinheiro rendendo sem você retirar. 

IOF - O imposto sobre operações financeiras incide caso o prazo entre aplicação e o resgate do investimento seja inferior a 30 dias e as suas alíquotas são decrescentes em função do prazo. Começa em 96% no 1º dia e vai até 0% no 30º dia, ou seja é um imposto que você tem condições de não pagar (Oba!).

Esses são alguns conceitos básicos para você que é um investidor em ascendência vai encontrar. Deixo abaixo um link com os livros mais populares que tratam de finanças e investimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário